Saiba tudo sobre Patinação Artística
Você já assistiu ou ouviu falar da patinação artística nos eventos esportivos ou olímpicos que são transmitidos na TV?
Como a Athlos ensina essa modalidade em suas aulas, hoje viemos explicar mais sobre a patinação artística, sua história e suas características, tudo isso pra você se animar e iniciar seus treinos junto com a nossa equipe.
História da Patinação Artística
A modalidade de patinação artística sobre patins com rodas surgiu a partir da patinação artística sobre o gelo, onde movimentos são executados com a finalidade de desenhar figuras.
A patinação no gelo surgiu na idade média, com patins cujas lâminas eram feitas de madeira e posteriormente de ferro. A partir daí, iniciaram-se as competições de criatividade, que consistiam em desenhar figuras com as lâminas dos patins no gelo, associando-se à capacidade de realizar as figuras com leveza e graça.
No Brasil (em São Paulo), no início de 1900, a Patinação era uma atividade exclusivamente recreativa, trazida da Europa pelos filhos de famílias ricas que lá concluíam seus estudos superiores. Tornou-se então um modismo a prática da patinação em rinques e parques, que naquela época serviam de ponto de encontro para a alta sociedade.
Em meados de 1916, surgiu nos rinques José Erotides Marcondes Machado ou “Tidoca”, como era conhecido, foi o primeiro brasileiro a participar de um concurso de patinação artística no Exterior, mais precisamente, na França.
Em 1972, o Brasil participou pela primeira vez de um Campeonato Mundial de Patinação Artística em Bremen (Alemanha).
A Patinação Artística
A patinagem artística sobre rodas ou patinação artística de rodas é um esporte semelhante à patinação artística no gelo, onde os competidores usam patins com quatro rodas em vez de patins com lâminas côncavas. Na patinagem artística, existem várias disciplinas: Figuras Obrigatórias, Patinagem Livre, Pares Artísticos, Quartetos, Show & Precisão, Solo Dance e Pares de Dança.
Modalidades da Patinação Artística
Existem diversas modalidades dentro da patinação artísticas, são elas:
1° Patinação livre
O patinador(a) executa um programa solo, com saltos, passos e piões de acordo com a música escolhida por ele.
2° Pares Artísticos
Uma dupla composta por um patinador masculino e um feminino executam saltos, piões e elevações, acima da linha da cabeça, sempre em sincronia e de acordo com a música escolhida.
3° Quartetos
Uma apresentação temática de quatro patinadores, onde se apresenta saltos, piões, movimentos acrobáticos e várias variantes de formações em conjunto.
4° Show & Precisão
Modalidade composta de 2 categorias: Grupos Pequenos e Grupos Grandes.
Os Grupos Pequenos são formados por no máximo de 12 patinadores, que apresentam um programa com movimentos acrobáticos, variantes de formações, como por exemplo uma formação de um quadrado que passa para uma formação em linha, e alguns saltos.
Os Grupos Grandes têm no mínimo de 12 patinadores, que apresentam um programa com movimentos acrobáticos e variantes de formações. Esta modalidade é fortemente focada na teatralidade e na coreografia de acordo com a música escolhida.
5° Solo Dance
O patinador ou patinadora apresenta um programa solo, onde representa em patins o tema e a música escolhida.
Nesta modalidade existem dois programas que o patinador tem que apresentar: a Style Dance e a Free Dance.
A Style Dance inclui uma dança obrigatória, depois uma coreografia original de acordo com o tema dado. A Free Dance é um programa com coreografia original que tem como requisitos: Travelling Sequence, Choreo Setor Sequence, Cluster Sequence, Artistic Footwork Sequence e Footwork Sequence.
Em campeonatos até o Juvenil, o patinador tem que apresentar três programas, sendo duas Danças Obrigatórias e uma Free Dance. Esta modalidade é fortemente focada no trabalho de pés e coreografia e há restrições quanto aos saltos e piões.
6° Pares de Dança
Tem as mesmas características do Solo Dance, mas realizado em pares (um patinador masculino e outro feminino) onde a sincronização é essencial. Está modalidade visa o trabalho em equipe e também têm algumas restrições nos saltos, piões e nas elevações, onde a patinadora não pode passar a linha da cabeça do patinador durante a apresentação.
Benefícios da Patinação Artística para a saúde
A patinação artística traz inúmeros benefícios a saúde física, proporciona disciplina, autoestima, postura e equilíbrio, e além de tudo permeia o mundo da arte, da dança, da expressão corporal, dança e coordenação.
Outros benefícios relacionados a qualidade de vida também são proporcionados por esse esporte como o alívio do stress, depressão e ansiedade.
Que tal começar a praticar a patinação artística? Entre em contato com a Athlos e se informe sobre as nossas turmas e horários.
A Athlos foi fundada pelo educador físico Carlos Augusto Medeiros com o objetivo de proporcionar a prática de atividades físicas tanto com esportes quanto com condicionamento físico. Com treinamento personalizado, visa além do condicionamento, fortalecimento, reabilitação e treinamento de performance para todas as idades.
Leia Também
Uma resposta